O que são Agroflorestas

Produção de banana, manga e eucalipto

Produção de banana, manga e eucalipto

 

Síntese das definições da FAO, ICRAF, EMBRAPA, Ministério do Meio Ambiente

Agroflorestas são sistemas e tecnologias de uso do solo onde plantas perenes lenhosas, tais como árvores, arbustos, palmeiras e bambus, são usadas na mesma unidade de manejo que culturas agrícolas e animais.


 
 

Nos sistemas agroflorestais, há alta diversidade de espécies e interações ecológicas e econômicas entre os diferentes componentes. Estes elementos podem ser arranjados, espacial e temporalmente, baseando-se na sucessão ecológica, de forma análoga aos ecossistemas naturais onde estão inseridos.

Agrofloresta também pode ser definida como um sistema de gestão de recursos naturais dinâmico e ecológico através da integração de árvores na paisagem agrícola, interagindo com culturas anuais, gado, animais silvestres e seres humanos. São sistemas de produção que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas.

 
 
Jaca, mandioca, banana, abacaxi

Jaca, mandioca, banana, abacaxi

 
 

Nestes sistemas, pode ser adotada ampla variedade de espécies arbóreas. As árvores provêm produtos, tanto madeireiros, como madeira serrada, lenha, carvão e celulose, como não madeireiros, tais como frutos, castanhas, forragem, látex, fibras, óleos e resinas. Por outro lado, a presença de árvores no sistema produtivo promove serviços ambientais e ecossistêmicos, como proteção do solo, conservação da água, manutenção do microclima, atração de polinizadores e fixação de carbono.

 
 
Agrofloresta com banana, acácia, manga, jabuticaba e eucalipto

Agrofloresta com banana, acácia, manga, jabuticaba e eucalipto

 
 

Por ser um modelo de produção intensivo e diverso, a agrofloresta é tradicionalmente adotada por pequenos agricultores familiares. A diversidade de produtos agrícolas distribuída ao longo do tempo reduz a dependência da renda de uma só cultura, além de incrementar o suprimento alimentar da família.