Produção agroflorestal e a comercialização de produtos da agricultura familiar.

 

Os sistemas agroflorestais, por sua diversidade de produtos na mesma unidade de manejo, são sistemas de produção ideais para agricultores familiares. As famílias agricultoras não dependem de apenas um produto, têm colheita diversa ao longo de todo o ano, além de tirar da produção os alimentos para seu próprio consumo.

 
 
1_JRg5Qj2tKkkFm5Z5Pz8rxQ.jpeg
Sistema agroflorestal biodiverso com foco em hortaliças

Sistema agroflorestal biodiverso com foco em hortaliças

 
 

É importante lembrar que a comercialização é um ponto chave para o sucesso da produção agroflorestal. Existem diversas oportunidades para comercialização, dependendo da diversidade de produtos, do grau de beneficiamento e valor agregado, da proximidade com o mercado consumidor e da organização da comunidade onde o agricultor está inserido.

A venda direta, em feiras do produtor ou grupos de consumo solidário, é uma ótima opção.

 
 
1_PIZkJoLL640zvu60M19j7w.jpeg
1_vYH0x7UUDH70-QPUOt7sOA.jpeg
Feira do produtor de Alta Floresta, MT.

Feira do produtor de Alta Floresta, MT.

 

Contudo, diversos produtores tem muita dificuldade de acessar mercados, assim como os consumidores não sabem onde encontrar esses produtos.

Para quem gostaria de fomentar esse tipo de produção mas não conhece nenhuma iniciativa, descobri recentemente um aplicativo, o Responsa, desenvolvido por uma cooperativa de serviços chamada EITA (Educação, informação, tecnologia para autogestão), que reúne em um grande mapa todas as iniciativas de feiras do produtor, grupos de consumo responsável, vendas de produtos agroecológicos, restaurantes orgânicos, etc.

 
 
Display do app Responsa, indicando iniciativas agroecológicas e da agricultura familiar camponesa.

Display do app Responsa, indicando iniciativas agroecológicas e da agricultura familiar camponesa.

 
 

Para viabilizar e expandir a produção agroflorestal, é necessário fomentar a comercialização desses produtos. Por isso, é fundamental a aproximação e transparência entre agricultores e consumidores.

 

 
preta terra